A Farra dos eBooks e Aulas Grátis
- Luiz Carlos Famadas Jr
- 9 de jun. de 2017
- 3 min de leitura

Já dizia minha sábia vozinha: Não existe almoço grátis.
Quem nunca viu um coach, um guru, ou seja lá o “auto-rótulo” que o cara utilize, oferecer nas redes sociais - em particular aqui no Linkedin - algum eBook que vai revolucionar sua existência? E o melhor... inteiramente grátis!
Mas apesar da tecnologia disponível permitir o download imediato, o mestre da auto-ajuda solicita um rápido preenchimento de cadastro.
Muitas vezes pede “apenas” seu e-mail. Você pensa: Eu poderia estar pagando algumas dezenas de reais por esse fabuloso eBook, mas o cara pediu apenas meu e-mail? Que negócio fantástico!
Após o download, você percebe que o livro (que numa imagem simulada aparecia com capa dura e umas 500 páginas) não passa de um folder de 10 páginas. E o pior é que não tem conteúdo que preste. No máximo uma propaganda de algum curso ou de outro livro. Esse sim, pago.
E tem mais. Você acaba de apresentar sua preciosa conta de e-mail ao maravilhoso mundo do spam.
Esse exemplo acima é apenas uma das novas modinhas online para turbinar a empresa do tal guru. É uma espécie de marketing que parece inofensivo, mas que após algumas dezenas de cadastros pode criar um pequeno inferno em sua vida. E não raras vezes te obriga a trocar de e-mail ou até de telefone.
Obaaa! Aula Grátis!!!
Outra técnica muito comum atualmente - e bem mais inofensiva - são os famosos cursos caríssimos que oferecem uma aula grátis.
Pode ser um preparatório para concursos públicos ou curso de um coach (olha ele aí de novo). Você acessa um link para a aula - geralmente ao vivo – e assiste a umas duas horas de propaganda de algum curso pago.
Se fosse uma palestra de duas horas apresentando o cardápio de hambúrgueres do Burger King, pareceria algo absurdo. Mas o fato do professor passar duas horas apresentando seu caro curso pode parecer um investimento bem interessante. Só que no final é mais do mesmo: Propaganda.
Esse artigo não se propõe a denegrir pessoas e empresas que aderem a essa nova moda de marketing. Pelo contrário. Quem dominar essa fabulosa ferramenta, poderá oferecer um eBook pelo qual até valeria a pena gastar uns trocados, ou dar uma aula-bônus com matéria de verdade.
Mas vale o alerta para as várias arapucas que passam diluídas no meio de muito empreendimento sério. Antes de elogiarmos o brinde ofertado, é importante ver se o que está sendo oferecido é o que foi prometido. Se a pessoa não é honesta na fase de publicidade, imagine após ter em mãos o número de seu cartão de crédito.
Até algumas décadas atrás, o anunciante tinha 15 segundos (ou 15 centímetros, dependendo da mídia) para convencer o consumidor de que seu produto era de qualidade. Hoje nós nos pegamos gastando horas para acessar algo, que no final desistimos de comprar.
Cabe a nós consumidores a tarefa de separar o joio do trigo. Uma tática que utilizo - e é bem eficaz - é a de criar uma conta de e-mail alternativa; que só será utilizada para os tais eBooks ou para o acesso as vídeo aulas. Isso vale também para o telefone.
Não custa muito adquirir um chip de celular para conseguir um número de telefone que possa ser utilizado nos preenchimentos de cadastros. Não falo de e-mail e telefone profissionais. Falo de algo realmente alternativo.
E lembre-se: O almoço grátis pode não passar de utopia, mas com um olhar mais atento e prevenido podemos conseguir dar uma bicadinha num delicioso tira-gosto... e esse sim, realmente grátis.
Comments